Bem vindos à minha casa!

Se você chegou até aqui é porque gosta de decoração, comidinhas gostosas, casinha arrumada. E é o que você vai encontrar, mas com um detalhe:, tudo com pouquíssimo dinheiro, muita criatividade, reciclagem e reaproveitamento. Entre e fique à vontade e por favor, comente. Adoro ouvir as opiniões de quem passa por aqui. E as perguntas, dúvidas ou sugestões deixadas nos comentários, serão respondidas por aqui mesmo.

sábado, 24 de setembro de 2011

0

A juta e o artesanato

Tricotando e Criando


Qual o destino da juta depois que seu uso é dispensado pela indústria cafeeira? Ela se torna inútil? Imagine um milhão de sacas indo para o lixo mensalmente? Felizmente, isso não acontece e muito desta matéria prima é encaminhada para mãos habilidosas de artesãos e, assim, o sustento de mais famílias é garantido.
Durante conversas sobre a juta, descobri um projeto que realmente chamou atenção. Com o nomeEstopas e Retalhos, ele atende aproximadamente 30 famílias de Fortaleza (CE) e é possível por meio de uma parceria entre a Fundação Raimundo Fagner e o Grupo 3corações. Lá, as mães das crianças que são atendidas pela fundação trabalham no processo de transformação das sacas em embalagens promocionais em outros produtos. O processo de transformação ocorre de forma artesanal e tem como objetivos, restaurar a dignidade e a cidadania dessas pessoas através do trabalho. Para se ter uma ideia, a produção de 2008 atingiu 130 mil embalagens e foi destinada a diversos eventos culturais, sócio-ambientais e pedidos de empresas privadas.
Já vi juta em artigos de moda (bolsas, pulseiras, brincos, saias, etc), em decoração de escritórios e casas (toalhas de mesa, capa para liquidificador, flores artificiais, entre outros), em embalagens de presentes e até em móveis. E o resultado não é ruim. Tem muita coisa bonita e gente fazendo dinheiro com estes artigos! Inclusive, vi um post do blog Espresso Perfeito que mostra bolsas lindas feitas com este material.
Descobri recentemente como a juta é feita e mostrei tudo aqui. Se você conhece algum artesão que trabalha com este material, conte para gente e nos ajude a divulgar o trabalho dessas pessoas!









Caminhos de Juta




Caminhos de Mesa
(Juta com retalhos de tecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Gostou então comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogobo.com