Bem vindos à minha casa!

Se você chegou até aqui é porque gosta de decoração, comidinhas gostosas, casinha arrumada. E é o que você vai encontrar, mas com um detalhe:, tudo com pouquíssimo dinheiro, muita criatividade, reciclagem e reaproveitamento. Entre e fique à vontade e por favor, comente. Adoro ouvir as opiniões de quem passa por aqui. E as perguntas, dúvidas ou sugestões deixadas nos comentários, serão respondidas por aqui mesmo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

0

Projetos de Orquidários

Tricotando e Criando

ter um orquidário é meu sonho.

São inúmeros os apaixonados por orquídeas, por este fato a procura por dicas de como montar um orquidário, bem como a melhor forma de cultivar a orquídea, está planta que apesar de bela, exige cuidados totalmente específicos, como controle de luz e de vento.

Sua estrutura exige materiais adequados e até mesmo a posição dela afeta no seu desenvolvimento. Acompanhe atentamente as orientações e tire o máximo proveito para projetar o seu próprio orquidário.

Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam e variadas formas, cores e tamanhos e são predominando nas áreas tropicais. Majoritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, mas a usam somente como apoio para alcançar a luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e aglomeram ao embaraço de suas raízes.

Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, especialmente pela dispersão das sementes.
orquideas2 300x225 Projetos de Orquidários

As orquídeas epífitas que vivem na galhada das arvores, não recebem nenhum adubo. Elas retiram do ar úmido e dos resíduos de poeira os ingredientes necessários. Vivem muito bem com a luminosidade filtrada do sol entre as folhas e o fator umidade vem das chuvas, das neblinas e do orvalho noturno, com a drenagem própria das condições de vida.

Devido à beleza destas plantas muitas pessoas têm a duvida de como construir um orquidário, vamos verificar algumas dicas de como montar um projeto de orquidário.

Para cultivar orquídeas, primeiramente o ambiente deve ser apropriado. Para é principiante, os viveiros são mais aconselhados.
Para sua construção, o primeiro passo é a escolha do lugar, procurando um ambiente que receba luz solar e protegido de ventos. O ideal é que a frente principal esteja voltada para a face Norte (no hemisfério Sul), para garantir boa luminosidade e proteção do vento sul.
orquideas3 300x180 Projetos de Orquidários

A cobertura também deve inclinar-se nesse sentido, para facilitar a passagem da chuva. A estrutura deve ser feita geralmente de concreto ou madeira tratada. Sobre quatro pilares assentam-se as traves no sentido Norte-Sul, e, sobre elas, os caibros, no sentido Leste-Oeste. É também possível usar um ripado, onde as ripas deverão ser colocadas no sentido Norte-Sul, para impedir o encontro direto do sol.

Há diversas opções para a montagem da cobertura e das laterais, desde o ripado até a tela de nylon.

É necessário é manter um grau de sombreamento adequado, entre 50% a 70% para isso, utilize uma tela plástica. Este espaço deverá abrigar orquídeas que precisam de diferentes quantidades de luz. Assim sendo, plantas que gostam de muito sol ficarão penduradas junto ao teto, fazendo sombra sobre as bancadas planejadas para abrigar as plantas mais sensíveis. Peças de madeira devem receber duas camadas de verniz que possuem filtro solar em sua composição.
É importante não se esquecer de prevenir do desenvolvimento de pragas, devem ser limpas e envernizadas periodicamente. Uma vez por mês, as pedras do solo devem ser desinfetadas com um misto de sopa de cloro e água.
orquideas4 300x200 Projetos de Orquidários

Já constatamos que para a montagem de orquidário é preciso tomar certos cuidados e fazer uma pesquisa aprofundada sobre estas plantas. Na internet mesmo é possível encontrar projetos de estrutura para um orquidário, que pode auxiliar os iniciantes nessa bela atividade.

Mas o ideal é procurar um especialista no assunto a fim de receber uma boa orientação para o desenvolvimento do seu orquidário e evitar prejuízos no cultivo das orquídeas. Uma atividade prazerosa e de ótimo bom gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Gostou então comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogobo.com