Bem vindos à minha casa!

Se você chegou até aqui é porque gosta de decoração, comidinhas gostosas, casinha arrumada. E é o que você vai encontrar, mas com um detalhe:, tudo com pouquíssimo dinheiro, muita criatividade, reciclagem e reaproveitamento. Entre e fique à vontade e por favor, comente. Adoro ouvir as opiniões de quem passa por aqui. E as perguntas, dúvidas ou sugestões deixadas nos comentários, serão respondidas por aqui mesmo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

0

Pintura em madeira: craquelê e decoupage

Tricotando & Criando


 
A pintura sempre foi a minha grande paixão . Mas foi há seis meses que realmente peguei pra valer na pintura, – e resolvi aprimorar o meu dom.  As técnicas podem ser utilizadas inclusive em móveis de madeira. Aqui, ensino a fazer uma caixinha que pode servir de porta-jóias.
Materiais:

• Caixinha de madeira lixada com tampa
• Tinta látex nas cores laranja, vermelha, branca e pérola
• Verniz craquelê
• Termolina leitosa
• Verniz fosco
• Pincel de cerda reta
• Pincel chanfrado
• Guardanapo estampado com flores 
Passo-a-passo:
 
1- O primeiro passo é pintar a parte externa da caixa e da tampa com tinta látex branca. Depois de estarem bem secas, as peças devem receber outra camada de tinta branca. A parte interna deve ser pintada com uma mão de tinta cor pérola.
2- Após esperar secar novamente a caixa, você vai passar duas mãos de tinta laranja na parte externa. Já a tampa receberá duas camadas de vermelho.
 
3- Agora você vai passar uma camada generosa de verniz craquelê somente na tampa, sobre a tinta vermelha já seca. O verniz demora de 40 minutos a 1 hora para secar. Você pode diminuir esse tempo com a ajuda de um secador.
4- Para dar o efeito de rachaduras na tampa – o efeito craquelê –, basta passar uma camada de tinta laranja sobre o verniz. As pinceladas devem ser em forma de “X”, para que o efeito seja uniforme. Assim que a tinta laranja for secando, o efeito craquelê começará a surgir.
 
5- Enquanto a tinta laranja seca, recorte as figuras de flores do guardanapo, com cuidado. Note que o guardanapo possui três camadas bem finas de papel. Você irá retirar as duas camadas de baixo e usar apenas a camada estampada.
6- Agora começa o découpage. Pegue a figura recortada e coloque-a sobre a tampa. Para “colar” a figura na caixa, você irá passar a termolina leitosa com o pincel, com movimentos partindo do centro do desenho para fora. Passe a termolina com muito cuidado, para não rasgar a figura. O mesmo pode ser feito nas bordas da caixa, usando outras figuras.
 
7- Para fazer o efeito sombreado ao redor da figura (flor), você vai usar um pincel chanfrado. Misture um pouquinho de tinta vermelha e laranja com algumas gotas de água. O pincel também deve estar levemente molhado (com água). Com a ponta maior, molhe o pincel na tinta e passe-o ao redor da figura.
8- Por último, passe uma camada de verniz fosco sobre toda a caixa e a tampa, inclusive nas partes internas. Deixe secar e pronto, sua caixa já pode ser utilizada para guardar jóias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Gostou então comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogobo.com