Bem vindos à minha casa!

Se você chegou até aqui é porque gosta de decoração, comidinhas gostosas, casinha arrumada. E é o que você vai encontrar, mas com um detalhe:, tudo com pouquíssimo dinheiro, muita criatividade, reciclagem e reaproveitamento. Entre e fique à vontade e por favor, comente. Adoro ouvir as opiniões de quem passa por aqui. E as perguntas, dúvidas ou sugestões deixadas nos comentários, serão respondidas por aqui mesmo.

sábado, 28 de maio de 2011

0

Doze dicas para levanter o astral da casa

Tricotando e Criando



O tempo urge, as tarefas se amontoam e os cuidados com o lar ficam sempre para depois. Justamente por isso, garimpamos ideias nada complicadas que vão deixar seu ambiente em clima de paz e amor


{txtalt}
Basta nos distrairmos para a casa perder o viço, como a planta que murcha em sinal de protesto. Com razão. Ambas se valem da “linguagem corporal” para externar a carência de afeto e atenção. Enquanto as representantes do reino vegetal secam ou desfalecem, os ambientes e seus objetos emitem indícios sutis de abandono: a parede começa a descascar, o tecido do sofá deixa de exibir o brilho de outrora, a pilha de revistas vai assumindo os contornos da Torre de Pisa...

Paremos por aqui. Daí para a frente, a doçura do lar baterá em retirada, abrindo brecha para o ar de desleixo entrar triunfante. Isso, nem pensar! O que merecemos encontrar quando chegamos exaustas da rua é um cenário harmônico e reconfortante. “É muito importante que o meio que nos cerca reflita e inspire nossa alma. Quando olhamos ao redor e nos sentimos confortáveis e inspirados, tendemos a ver o mundo sob outra ótica”, afirma a consultora Americana Kathy Freston no livro O Salto Quântico – Como Pequenas Mudanças Provocam Grandes Avanços no seu Bem-Estar (Fontanar).

A atenção aos detalhes que fazem do nosso endereço a melhor paragem do planeta é, segundo a autora, um exercício que transcende o senso estético. “Isso me ajuda a não perder de vista meu propósito maior, minhas motivações e fontes de força pessoal”, afirma.

Tratemos, então, de reavivar o espaço em que vivemos e sonhamos. Sem gastar muito, é bom lembrar. Repassamos essa proposta a profissionais da decoração que nos devolveram dicas fáceis de ser colocadas em prática.

Todas elas verdadeiros agrados ao nosso querido ninho.

{txtalt}
1
Invista em flores para alegrar os dias. “Não é precisocomprar muitas unidades. Uma única flor num vaso solitário, em local de destaque, é suficiente para levanter o astral do ambiente”, afirma Job de Proença Filho, proprietário da Flor em Vaso, de São Paulo. Já os amantes de orquídeas podem cultivar suas “musas” em pedaços de troncos descartados pela própria natureza. “Esse tipo de arranjo deixa o ambiente mais fresco e leve devido à combinação dos aromas naturais da madeira e da flor”, diz a designer Monica Cintra, de São Paulo, especializada em design sustentável.

2 Caso seja o momento de substituir aquele móvel danificado por lascas, aposte em exemplares fabricados com madeira bruta, encontrada em áreas de manejo florestal sustentável. “Além de ser ecologicamente correta, essa matéria-prima tem cores, formas e texturas talhadas pelo tempo. Características que trazem aconchego ao ambiente e ainda se afinam com diferentes estilos de decoração”, afirma Monica.

{txtalt}
3
Em tempos cibernéticos, a natureza também se faz notar por meio das fibras orgânicas, a base para os mais diferentes produtos. “Não precisamos agredir o meio ambiente para nos beneficiarmos de matérias-primas como fibras de bambu e de bananeira”, diz Francesca Alzati, designer da By Kamy, loja especializada em tapeçaria. Outra dica de Francesca é valorizarmos artigos feitos à mão. “O tempo de elaboração, a origem do material e a história contida nas peças artesanais, muitas vezes, remontam a tradições milenares.”

{txtalt}
4
Uma ideia que sempre rouba a cena: dar destaque às paredes. “Manter uma cor neutra no ambiente permite o investimento em papéis de parede com tons, texturas, motivos e acabamentos diversos”, afirma Clarissa Ferreira, diretora de arte da loja de tecidos Tecdec, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Gostou então comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogobo.com